Os Microvolumes são uma série de concertos na área da música improvisada, experimental e eletroacústica que se iniciaram no ano de 2004, no extinto espaço Artes Múltiplas / Cão Danado, no Porto. No ano de 2011 os Microvolumes assumiram um novo formato, no espaço de trabalho da Sonoscopia dessa altura. Neste espaço, localizado no Centro Comercial Stop (um espaço de confluência de inúmeros músicos amadores e profissionais de diferentes áreas musicais), os concertos passaram a ser precedidos de um jantar, proporcionando assim um ambiente mais espontâneo e acolhedor.
A terceira série de concertos teve início no ano de 2013, acompanhando a mudança de instalações da Sonoscopia para as instalações da Rua da Prelada, no Carvalhido. O conceito de jantar e concerto manteve-se, mas as condições físicas do novo espaço proporcionam um maior conforto, proximidade e relacionamento mais profundo da audiência com os músicos e com o espaço envolvente.
A quarta e atual série de concertos mantém o mesmo princípio, mas no novo espaço de trabalho da Sonoscopia, em que se reuniram melhores condições de apresentação, acolhimento e registo dos espetáculos. No novo espaço existe uma sala de concertos dedicada, três salas para uma zona expositiva dedicada à arte sonora, um bar e um amplo jardim, que também conta com um pequeno palco para apresentações no exterior.
O princípio elementar dos Microvolumes é a divulgação de novas formas de expressão musical que se encontrem fora dos circuitos comerciais ou institucionais. Favorecem artistas emergentes e cuja relação com estes espaços cria uma movimentação artística fundamental para a solidificação do tecido cultural. Simultaneamente, servem de espaço de apresentação para nomes mais consagrados da música experimental, mas com uma forte ligação à ética de fortalecimento das cenas musicais experimentais que estão relacionadas em vários pontos do mundo.
Microvolumes