W

W
: Concerto encenado para orquestra robótica e marionetas
Uma cocriação da Sonoscopia e do Teatro de Ferro

W é um concerto encenado para marionetas, orquestra robótica e vídeo que parte da temática do trabalho, da libertação humana e das lógicas de poder, subjugação e dominação iniciadas com a elaboração de Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional. Estas questões, expostas de uma forma subliminar e essencialmente musical na concepção original de Phobos, passam agora a um plano dramatúrgico claro e reforçado pelo texto, gesto, corpo, vídeo e espaço cénico que reforça e faz destacar todos os elementos sonoros desenvolvidos.

W é o símbolo físico do trabalho e este concerto encenado é, ele mesmo, o resultado de milhares de horas de trabalho. Mas afinal o que é o trabalho?
A peça atravessa uma diversidade de lugares e imaginários onde prospera essa estranha forma de vida, simultaneamente libertadora e opressiva que tem transformado o mundo num grande estaleiro, num grande centro comercial.

Algures entre a expulsão do paraíso terreal, a partir da qual passámos a comer o pão amassado com o suor do rosto e a hegemonia do paradigma neoliberal – em que suor, pão ou rosto são meros ativos a que cada empreendedor individual pode, ou não, conseguir aceder – há um lugar que importa procurar. W!

Concepção e gestão do projeto: Gustavo Costa
Encenação, Cenografia e Dramaturgia – Igor Gandra
Realização Plástica e Construção – Eduardo Mendes
Desenho de luz: Mariana Figueroa
Composição e direção musical: Gustavo Costa
Interpretação: Adriana Romero, Alberto Lopes, Carla Veloso, Eduardo Mendes, Gustavo Costa, Henrique Fernandes, Igor Gandra, Jorge Quintela e Tiago Ângelo
Apoio à electrónica e programação: Tiago Ângelo
Construção de instrumentos: Alberto Lopes, Henrique Fernandes e Gustavo Costa
Vídeo: Jorge Quintela
Construção da cenografia, marionetas e adereços: Eduardo Mendes, Hernâni Miranda, Gonçalo Silva (estagiário Escola Profissional Do Centro Juvenil de Campanhã), Solveig Phyllis Rocher,  Américo Castanheira
Produção Executiva: Carla Veloso e Patrícia Caveiro
Apoio à produção: Catarina Lopes
Produção: Sonoscopia e Teatro de Ferro
Coprodução: Teatro Municipal do Porto
Parceria: 23 Milhas
Projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.
Agradecimentos: Hugo de Almeida Pinho, Regina Guimarães